segunda-feira, 20 de agosto de 2012

APRENDA A ESCOLHER AS CORES DOS SEUS PROJETOS

Vamos aprender agora, um pouco sobre a "Teoria das Cores". Isso é muito importante porque entendendo as cores e como elas se relacionam, aprenderemos a harmonizá-las em nosso trabalhos. Já vi projetos bárbaros perderem muito de seu potencial porque as cores não foram bem escolhidas...
Lembrando que esta explicação pode nos ajudar na escolha das cores em qualquer projeto tricô, crochê, patchwork, tapeçaria, bordados, decoupage, pinturas e etc...
Então vamos lá!!!
Abaixo você verá um Círculo Cromático, todas as demais cores são variações cromáticas destas 12 cores e no decorrer da explicação você entenderá porque elas estão nesta ordem no círculo:
Observe as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, elas levam este nome porque todas as demais cores (pigmentos) derivam da mistura entre elas. Então, quando misturo vermelho e azul obtenho o violeta (secundária); quando misturo vermelho e amarelo, obtenho o laranja (secundária); quando misturo amarelo e azul obtenho o verde (secundária). Já as terciárias, como você pode observar no círculo, são obtidas com a mistura das secundárias e novamente uma das primárias que lhe deu origem.

As chamadas cores quentes são aquelas que dão a sensação de calor e lembram as cores do fogo, 'sáo elas os vermelhos, amarelos e laranjas; já as cores frias são aquelas que nos dão a sensação de frio, são os verdes, azuis e violetas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário