quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HARMONIZANDO ESTAMPAS

Xadrez, floral, poá, geométrico e listrado...Outro grande desafio, é a harmonização de estampas. E, novamente, não existem regras rígidas, mas vale uma boa dose de bom senso!
A escolha e combinação das estampas segue o mesmo padrão das cores lisas, tudo vai depender da intenção e da finalidade do projeto. Por exemplo, se você quer ter um ambiente mais clássico e sofisticado você pode e deve misturar algumas estampas, mas lembre-se de que elas devem ter uma ou duas cores em comum (como no exemplo acima). Essas cores que se repetem serão a "ligação" entre os desenhos das diferentes estampas. Escolhendo uma ou duas cores e seus tons em diversas estampas você estará harmonizando o seu projeto com classe e estilo.

Agora, vamos supor que você quer usar toda sua habilidade em um projeto mais descontraído e alegre, como esta poltrona maravilhosa!
Sem problemas! Mesmo usando cores e estampas tão diferentes entre si, você consegue harmonizá-la bem, desde que as cores do ambiente em que ela será colocada sejam em tons mais neutros como os tons pastéis de caqui, bege, cinza etc; caso contrário você corre o risco de deixar o ambiente pesado e cansativo.
Veja abaixo bons exemplos de harmonização de estampas:
Colcha de patchwork, muitas estampas, mas com predomínio da cor azul em vários tons.
Ambiente com várias estampas, com predomínio do vermelho.


Nesta colcha usei dois tecidos florais com predominância na cor salmão e um tecido liso na cor creme.
Parede toda revestida com estampas diferentes.

Na suíte de hóspedes usei azulejos hidráulicos de diferentes padronagens com predominio do amarelo.

 

Lembre-se, se você está gostando das dicas e quer dar sua opinião, fazer uma sugestão de tema ou enviar fotos de seus trabalhos para serem publicados aqui no blog é só deixar um comentário e/ou solicitação, ok?!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário