quinta-feira, 7 de março de 2013

BATIK, OUTRA TÉCNICA ARTESANAL MILENAR





Gostou da imagem acima? Maravilhosa, não é mesmo? Este tipo de pintura em tecido chama-se Batik, e nesta postagem vamos aprender como fazer. 
A imagem acima mostra um desenho bem elaborado, e garanto que não será na primeira tentativa que conseguiremos efeito semelhante, mas toda técnica precisa de treino e precisamos começar com projetos pequenos, para mais tarde conseguirmos executar projetos tão elaborados  e complexos quanto este.
Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre esta técnica:
Batique (ou batik) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal. ë uma técnica milenar e originária da ilha de Java na Indonésia. 
No batique javanês, a técnica consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingí-lo. Desta forma, a parte do tecido que foi protegida por máscaras de cera não retém a cor, e novas "máscaras" podem ser feitas sobre a primeira e novos tingimentos com cores variadas podem ser sobrepostos, o que confere à essa técnica uma impressionante beleza.As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida .
A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.
Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantêm fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado.
Nos tempos das colonizações, a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo.
Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte tecido, papel, couro etc...


Tjanting

Materiais Necessários: 
O Batik originalmente pode ser feito em tecido de algodão fino, ou seda;
 Para seu primeiro projeto sugiro utilizar parafina granulada ou então derreter algumas velas, mas se você quer um efeito mais próximo da verdadeira técnica do batik a mistura ideal é de 30% de cera de abelha e 70% de parafina, pois a cera e a parafina têm propriedades diferentes, a cera de abelha adere mais ao tecido, ao passo que a parafina, muito frágil, parte-se com facilidade e, além disso, chega a se dissolver no banho, quando usada isoladamente. A mistura permite a formação das estrias e marcas tão características desta técnica;
Uma panela funda (para misturar e aquecer a cera);
 Tjanting (ferramenta especial onde a cera derretida é depositada), existem muitos modelos disponíveis nas lojas de material de artesanato, ou use um pincel de boa qualidade (para aplicar a cera);
 tinta para tecido (existe uma infinidade de tipos e marcas;
  lápis (para fazer o esboço preliminar dos desenhos); 
moldura (que pode ser a de um quadro velho); 
bacia ou balde (para a solução dos corantes);
ferro de passar e jornal ou folhas de sulfite (se você optar pela técnica de pintura a frio.



http://lepaonac.tripod.com
Tranfira para o tecido o desenho que desejar. Você pode fazer isso antes ou depois de esticar o tecido na moldura, prendendo-o com tachinhas;





Derreta a cera e com muito cuidado aplique sobre o desenho utilizando o Tjanting, ou o pincel. Lembre-se que o resultado final de seu projeto esta diretamente ligado à essa etapa do trabalho, portanto capriche!!!






A cera seca quase que instantaneamente, e então, chegou a hora de optar pelo tipo de tingimento que achar mais interessante para seu projeto:- você pode optar por pintar todo o tecido, ainda preso na moldura, usando um pincel mais largo ou uma broxinha; ou você pode optar por soltar seu tecido da moldura e mergulhá-lo na tinta que escolheu para o tingimento (lembro que o tingimento deverá ser à frio, caso contrário você derreterá a cera e o trabaho estará perdido). De qualquer forma, depois de tirgir o tecido espere secar muito bem antes da próxima etapa, ok?!






Muito bem, agora que seu projeto já está tingido e bem seco, você terá duas opções para finalizá-lo: você pode escaldá-lo, isto é, banhá-lo com água bem quente; ou você poderá retirar a cera do tecido, colocando-o entre folhas de jornal ou papel sulfite e passando o ferro de passar, a idéia é fazer com que a cera se derreta e se desprenda do tecido . Veja abaixo:




Lave novamente para tirar o excesso de tinta, observe que a cor ficou menos intensa e o efeito "craquelado" aparece nas àreas onde a cera estava. Agora seu projeto está finalizado! Quando se sentir mais segura(o) tente utilizar mais "camadas"em seu projeto, mas atenção à essas duas dicas importantes:
Você deverá sempre partir das cores mais claras para as mais escuras;
Lembre-se também das misturas e sobreposições das cores (veja a postagem sobre teoria das cores).



Agora, inspire-se com os trabalhos dos artistas abaixo:



www.solmaleu.com2

ladysewandsew.co.uk


commons.wikimedia.org



fineartamerica.com1


feedingfrenzy

dishfunctionaldesignsblogspotcom



fineartamerica.com


fiqqyfashion.blogspot.com


indonesiabatikcornerwordpress.com


mybatik.org.my

phyllis-boger


ritzcreations.com

E não se esqueça de se cadastrar para ser avisado toda vez que o blog for atualizado, ok?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário